The Last Dance

‘The Last Dance’ é uma série em formato de documentário coproduzida entre a ESPN Films e a Netflix. Dirigida por Jason Hehir, a série conta a história da carreira de Michael Jordan, com particular foco na sua temporada final em Chicago.

A série tem imagens exclusivas captadas por uma equipa que teve acesso ao balneário dos Bulls, assim como entrevistas a várias personalidades da NBA como Michael Jordan, Scottie Pippen, Dennis Rodman, Steve Kerr e Phil Jackson.

Foi exibida na ESPN entre 19 de Abril e 17 de Maio de 2020, nos Estados Unidos, enquanto que os episódios eram distribuídos internacionalmente pela Netflix no dia seguinte. Começando a 23 de Maio, dois episódios seguidos eram exibidos pela ABC. A ESPN2 exibiu uma versão alternativa da série retirando os palavrões ouvidos nos episódios originais.

Episódios
Título: Episode I
Conta a historia de Michael Jordan na Universidade e os primeiros tempos na NBA. Os Bulls fizeram uma viagem na pré-temporada a Paris a meio da tensão com o GM Jerry Krause.

Título: Episode II
Scottie Pippen evolui até se tornar um dos melhores jogadores da NBA. Uma lesão no começo da carreira leva Jordan a desconfiar da gestão dos Bulls.

Título: Episode III
A atitude e energia de Dennis Rodamn ajudam a equipa a vencer, mas trazem distrações fora de campo. Os Bulls têm dificuldades para ultrapassar os Pistons no final dos anos 1980.

Título: Episode IV
A filosofia única de Phil Jackson elevam os Bulls a outro nível. Os Bulls finalmente derrotam os Pistons e chegam às finais contra os Lakers de Magic Johnson.

Título: Episode V
De ‘Air Jordan’ e ‘Be Like Mike’ até às finais dos Jogos Olímpicos de 1992 e a ‘Dream Team’, Jordan torna-se um fenómeno global como nenhum outro.

Título: Episode VI
Um livro revelador e o escrutínio sobre o vício de jogo colocam a reputação de Jordan em risco, mas ele mantém-se focado em vencer o terceiro título da NBA.

Título: Episode VII
Esmagado pelo assassinato do pai, e mentalmente exausto, Jordan retira-se em 1993 para jogar basebol. Os Bulls seguem em frente com Pippen a assumir o protagonismo.

Título: Episode VIII
Jordan volta aos Bulls, e dá um novo fôlego à equipa e à cidade, mas uma derrota nos playoffs de 1995 leva-o a treinar afincadamente para voltar ao topo. O esforço é recompensado com o quarto campeonato contra os Sonics em 1996, depois de uma temporada regular com 72 vitórias.

Título: Episode IX
Os Bulls encontram desafios contra os Jazz em 1997 e contra os Pacers em 1998. Steve Kerr deixa a sua marca na dinastia.

Título: Episode X
Cansados e exaustos, os Bulls concluem a sua última dança com o sexto campeonato. Jordan, Jackson e outros reflectem sobre o fim da dinastia.

Críticas da comunidade do basquetebol
Apesar das críticas positivas de muitos actuais jogadores, muitos dos que foram visados na série foram críticos na maneira como foram retratados. Scottie Pippen ficou “ferido e desapontado” pela sua caracterização, apesar de não ter feito nenhum comentário público quando a série foi para o ar. Mais tarde refutou qualquer discussão com Jordan sobre o documentário, contudo disse a Jordan que não estava agradado com a série e considerou que era “acerca do Michael tentar colocar-se acima de todos e ser glorificado.” Jordan aceitou a opinião de Pippen, dizendo “hey, estás certo.

Horace Grant disse acreditar que o documentário foi editado a favor de Jordan, dizendo que a série “entretia, mas sabes […] que 90% dela é treta em termos de realidade.” Também refutou a acusação de Jordan que era ele a fonte para o livro ‘The Jordan Rules’ e concordou que Pippen tinha sido retratado pobremente. Craig Hodges, que não foi entrevistado para o documentário, ficou “chateado” pelos comentário de Jordan acerca do uso de cocaína durante os anos 1980, dizendo que “eu penso nos irmãos [que estavam na equipa] contigo e que têm de explicar [o que aconteceu] às suas famílias.