Draft trás Nikola Mirotic e Jimmy Butler para os Bulls

Chicago recebe ajuda imediata, uma promessa para o futuro e liberta espaço no tecto salarial durante o draft.

A equipa conseguiu uma troca com os Rockets que valeu o extremo Nikola Mirotic, 23ª escolha do draft. Depois os Bulls seleccionaram o extremo/base Jimmy Butler, de Marquette, na 30ª posição.

Nikola Mirotic joga pelo Real Madrid e foi escolhido no 23º lugar pelos Rockets.

Butler pode juntar-se à equipa imediatamente, enquanto podem passar anos até que Mirotic esteja à disposição de Thibodeau. Mirotic renovou em Abril com o Real Madrid até 2016, segundo o site do clube espanhol.

Os Bulls também seleccionaram o base de Cleveland State, Norris Cole, com a 28ª escolha, mas trocaram-no pela 43ª (o base Malcom Lee, de UCLA) e Mirotic, que os Rockets seleccionaram no draft e e negociaram com os Timberwolves. A equipa de Minnesota concordou em enviar Norris Cole para os Heat.

O GM dos Bulls, Gar Forman, disse que a organização não teria problemas nenhuns em manter um jogador na Europa por alguns anos até melhorar e vir jogar com os Bulls.

“Já o fizemos no passado e Omer Asik é um bom exemplo disso,” explicou Forman. “Entramos no draft com três escolhas, e certamente não nos sentimos numa posição de manter três rookies e talvez até dois. Queremos continuar a trazer jovens para a nossa equipa, mas ao mesmo tempo sentimos que estamos num nível em que temos de tentar competir e melhorar para chegar a um título. Ainda temos muito trabalho para fazer e lugares no plantel, com várias possibilidades de tentar melhorar a nossa equipa. Agora que o draft acabou, é onde nos vamos concentrar.”

Não só os Bulls não quiseram manter três rookier no plantel, como também não quiseram suportar os salários. Muito provavelmente vão tentar contratar um base durante o defeso e também precisam de recompensar o MVP Derrick Rose com um contrato máximo depois da temporada de 2012/13.

Forman acredita que Butler irá ocupar um dos lugares no plantel. O extremo teve médias de 15.7 pontos e 6.1 ressaltos pelos Golden Eagles. É forte nas tabelas ofensivas, conseguindo 2.4 ressaltos ofensivos por jogo na competitiva Big East. Também sobressaiu nas entrevistas com os Bulls devido à sua ética de trabalho, e parece claro que encaixa na cultura que a equipa tenta construir com o treinador Thibodeau.

A perspectiva de jogar com Rose deixa Butler em êxtase.

Penso que ele [Rose] vai ser o melhor jogador da liga um dia… Quero apenas ajudar esta equipa a vencer jogos. É para isso que estou aqui. Quero vencer como ele. E vou fazer tudo por isso. Dar o máximo todos os dias e esperar que isso nos traga um campeonato.

Butler disse ainda que procura ajudar os Bulls a fazer aquilo que não conseguiram fazer nos playoffs de 2011: derrotar os Miami Heat.

Precisamos de alguém que entre em campo e defenda. Digo-te, vou fazer com que tenham de trabalhar por qualquer drible, qualquer lançamento, qualquer passo que deem. Vou tentar fazer que seja o mais difícil possível.

Já Mirotic, na sua primeira temporada com o Real Madrid, teve médias de 8.1 pontos por jogo em 29 jogos na Liga ACB e 6.6 em 20 jogos na Euroliga.

Chad Ford, da ESPN, classificou Mirotic como o quinto melhor extremo do draft deste ano.

“Estamos contentos com o que conseguimos, e com Jimmy Butler que escolhemos na 30ª posição,” disse Forman ao Chicago Gamenight. “Penso que é um jogador que realmente encaixa na equipa.”

Faça um comentário...

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.